Composição das equipes
É recomendado designar dentro da secretaria uma equipe responsável pelos Anos Finais do Ensino Fundamental, que conheça as especificidades desta etapa e do Referencial Pedagógico. Se possível, vale definir uma pessoa, integrante dessa equipe, que possa se dedicar exclusivamente à liderança da implementação e ao acompanhamento das escolas que, gradualmente, adotarão a proposta.
É importante garantir condições para que a equipe responsável possa acompanhar de perto a oferta e qualidade dos Anos Finais e das escolas envolvidas com a proposta, a fim de propiciar uma gestão mais próxima das necessidades e demandas específicas desta etapa de ensino. Recomenda-se também que alguém da equipe tenha entre suas atribuições a articulação entre as diferentes secretarias, órgãos públicos e outras instâncias de governo.
Independente do arranjo do organograma da secretaria e da possibilidade de ter pessoas dedicadas exclusivamente à proposta, é necessário que haja liderança e equipe técnica com atribuições definidas e tempo para elaboração, execução e monitoramento do Plano de implementação, de maneira a garantir que exista um olhar específico para os desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Além do trabalho junto às escolas, essa equipe pode articular as diferentes áreas da secretaria de educação para gerenciar e implementar as frentes de trabalho: