Anos Finais Fundamental

ORIENTAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gestão da informação

O desenho e a implementação das políticas públicas em educação precisam ser pautados pelos princípios da eficiência, eficácia e efetividade. Práticas menos estratégicas, como de “tentativa e erro”, geram desperdício de recursos e bens públicos, acirram vulnerabilidades e comprometem a garantia de direitos.

Um dos caminhos centrais para a construção de políticas mais assertivas e estratégicas é a incorporação da Gestão da Informação como prática. Isso se refere à sistematização dos dados públicos e sua disponibilização de maneira acessível para que, com informações objetivas, se consiga um diagnóstico consistente sobre a realidade e prioridades, monitoramento constante e evidências para a tomada de decisão.

É recomendado, portanto, que haja a organização de informações administrativas, financeiras e pedagógicas da rede, que contemplem dados como:

  • matrícula e disponibilidade de vagas;
  • cadastro atualizado de servidores;
  • controle de contratos;
  • acompanhamento da execução orçamentária; 
  • frequência com informações segmentadas de, ao menos, raça/etnia, gênero, deficiência e outras que forem possíveis;
  • aprendizagem com recorte, minimamente, de raça/etnia, gênero, deficiência e outros que forem possíveis; 
  • planos de ação da secretaria, regionais (se houver) e escolas;
  • outros dados e informações importantes para a sua rede.

O estudante é um só - sistemas de informação para acompanhar a vida escolar dos estudantes do território

O uso de sistemas de informação integrados ou compartilhados entre as diferentes instâncias de uma rede de ensino e/ou entre os entes federados de um mesmo território proporciona o acesso a informações sobre a vida escolar dos estudantes durante a transição entre a Educação Infantil, os Anos Iniciais, os Anos Finais e o Ensino Médio.

Isso facilita o acolhimento e propicia o planejamento de estratégias individuais específicas, na medida em que se tem conhecimento sobre toda a trajetória do estudante, principalmente no caso de políticas desenvolvidas por meio de regime de colaboração entre estados e municípios.

Alô, liderança! Dicas para implementação:

  • As informações podem ser organizadas com o uso de ferramentas e instrumentos diversos, desde planilhas até sistemas mais complexos.
  • Recomenda-se, se possível, que os dados sejam disponibilizados por meio de sistemas de gestão informatizados, que também podem ser integrados com outras instâncias ou entes federados envolvidos na política educacional.
  • Caso sua rede já possua instrumentos, ferramentas ou sistemas informatizados de gestão da informação, é recomendado verificar se os dados disponíveis são compatíveis com aqueles necessários à gestão da proposta de escola. Isso significa, por exemplo, que o perfil dos estudantes deve contemplar dados de marcadores sociais, de modo a reunir informações para planejar ações direcionadas à promoção da equidade, inclusão e diversidade, tendo como prioridade os estudantes e grupos vulnerabilizados.
  • O uso e tratamento de dados pessoais é regulado pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018). É importante que o uso, armazenamento e compartilhamento de dados por parte da rede de ensino siga essas disposições legais.