Formação dos profissionais
Para que a incorporação dos novos conceitos trazidos pela proposta contida no Referencial Pedagógico e a implementação aconteçam, são importantes os processos formativos que levem essas ideias e práticas para as equipes tanto do órgão central da secretaria quanto das regionais (se existirem) e escolas. O objetivo desse processo de formação é contribuir para a qualificação da tomada de decisões compatíveis com as necessidades e demandas de seus territórios, as quais garantam a sedimentação dos princípios de uma educação integral e que alimentem o desejo de sonhar uma escola em que todos possam se desenvolver plenamente.
A definição desses processos é sempre um desafio quando se inaugura uma proposta na rede de ensino. Por um lado estão os sujeitos com suas vivências, repertórios e conhecimentos acadêmicos e do cotidiano e, por outro, há a necessidade de desmistificar padrões e estereótipos, abrindo, assim, novos percursos de (re)aproximação da realidade e oportunizando também o acesso a outros conhecimentos e conteúdos. Por isso, é fundamental encontrar caminhos efetivos que fortaleçam os sujeitos envolvidos para que se sintam responsabilizados e instigados a aprender, de modo a enfrentar os desafios que acompanham todo o processo de implementação de uma nova iniciativa.
A seguir estão descritos os principais temas e conteúdos que podem fazer parte do processo formativo dos diferentes profissionais da educação envolvidos. Esse é um compilado de possíveis temas e conteúdos e, assim como outras orientações aqui presentes, não são indicações obrigatórias. Recomenda-se que cada rede incorpore aquilo que faz sentido para o seu contexto, adequando os conteúdos às suas necessidades e às práticas já existentes. Assim, é possível, por exemplo, escolher algum tema específico para desenvolver junto de outras formações previstas ou ainda adicionar outros conteúdos que sejam pertinentes para a realidade local.
FORMAÇÃO BÁSICA - EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E REGIONAIS DE ENSINO, LIDERANÇAS ESCOLARES, COORDENADORES, PROFESSORES E EQUIPES DE APOIO
Tema: | Conteúdos sugeridos: |
---|---|
Educação integral e a proposta de escola | O que é a proposta, normativas relacionadas, BNCC, competências gerais, janelas de oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental |
Educação integral e comunidades de aprendizagem | Aprendizagem entre pares, colaboração, boas práticas, integração, gestão integrada e desenvolvimento profissional (PDI) |
As grandes transformações das adolescências | Neurociência, marcadores sociais de diferença, visão sobre as adolescências |
Adolescências | Convívio, uso da tecnologia e desafios da contemporaneidade |
Aprendizagem e adolescentes | Como aprende, recomposição de aprendizagens, pontes com outras etapas, metodologia ativas e avaliação |
Aprendizagem e adolescentes | Convivência ética, espaços de participação e acolhimento |
Arquitetura curricular | Matrizes curriculares e escolha de materiais didáticos |
Equidade, diversidade e acesso | Educação antirracista, antissexista, anticapacitista |
TRILHA 1 (PROFESSOR) – EU, PROFESSOR DOS ANOS FINAIS
Tema: | Conteúdos sugeridos: |
---|---|
Introdução: Eu, professor dos Anos Finais | Retomar os desafios Anos Finais, desafios de aprendizagem, valor do professor e seu papel |
Metodologias e avaliação para o trabalho com adolescentes | Metodologias que promovem desenvolvimento e aprendizagem |
Recomposição das aprendizagens | O que é, por que, práticas pedagógicas, avaliação, uso dos espaços escolares e materiais |
Acolhimento e gestão da convivência ética | Estratégias de acolhimento, como lidar com bullying, violência na sala de aula e equidade |
Planejamento | Planejamento reverso, autoria e criação, gestão da aula/aprendizagem |
Práticas antirracistas, antissexistas e anticapacitistas na escola | Práticas pedagógicas e de avaliação intencionais de educação antirracista, antissexista, anticapacitista |
TRILHA 2 (PROFESSOR) – INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Tema: | Conteúdos sugeridos: |
---|---|
Introdução: Integração curricular | O que é um currículo integrado/trabalho integrado e estratégias para integração |
• Linguagens • Ciências da Natureza • Ciências Humanas • Matemática | • Objetivos de aprendizagem; • Competências e habilidades por área; • Articulação com as competências gerais para o desenvolvimento integral dos adolescentes; • Metodologias ativas e áreas de conhecimento; • Recomposição de aprendizagens por área de conhecimento. |
• Projeto de Vida • Apoio e Orientação de Estudos • Tecnologia e Cidadania Digital • Leitura, Arte e Movimento | • Objetivos de aprendizagem; • Competências e habilidades mobilizadas; • Articulação com as competências gerais para o desenvolvimento integral dos adolescentes; • Metodologias ativas e áreas de conhecimento; • Recomposição de aprendizagens por área de conhecimento |
Eletivas | Como construir e avaliar as eletivas da rede |
TRILHA 1 (GESTÃO ESCOLAR) – EU, GESTOR DOS ANOS FINAIS
Tema: | Conteúdos sugeridos: |
---|---|
Introdução: Ser gestor escolar nos Anos Finais | Práticas do gestor escolar nos Anos Finais |
Implementação e gestão do currículo | Currículo integrado e integração curricular |
Inovação da e na gestão escolar | Práticas inovadoras de gestão escolar e revisão do Projeto-Político-Pedagógico da escola |
Gestão da aprendizagem | Gestão escolar para aprendizagem dos adolescentes |
Gestão com foco antirracista, antissexista e anticapacitista na escola | Práticas da gestão para a escola antirracista, sexista e anticapacitista |
TRILHA 2 (GESTÃO ESCOLAR) – EU, GESTOR DOS ANOS FINAIS
Tema: | Conteúdos sugeridos: |
---|---|
Introdução: Formação continuada na escola | Estratégias para promover a formação continuada na escola dos Anos Finais |
Tempo e espaços para a formação | Organização de tempos e espaços para a formação continuada |
Integrar formação e acompanhamento | Acompanhamento integrado à formação para o desenvolvimento do adolescente |
A liderança pedagógica na gestão da aprendizagem | Atuação da gestão escolar na recomposição das aprendizagens |
Alô, liderança! Dicas para implementação:
Os modos e tempos para que esses temas e conteúdos sejam ofertados para as equipes da secretaria, regionais (se existirem) e das escolas dependem de um planejamento que pode ser construído pela rede de ensino levando em consideração as ações formativas, as práticas e os processos já existentes.
É recomendado que seja feito um plano de formação continuada ou que os tópicos aqui sugeridos, se pertinentes, sejam incluídos no plano de formação da rede, caso ele já tenha sido elaborado. Esse plano formativo ganha potência se:
- partir de um mapeamento das necessidades e demandas formativas dos profissionais da rede;
- definir objetivos de aprendizagem para os profissionais, contemplando o resultado do mapeamento de suas necessidades formativas e as demandas da educação integral para os Anos Finais;
- definir os conteúdos a serem trabalhados;
- garantir um terço da carga horária para planejamento e formação do corpo docente, conforme a legislação vigente;
- especificar estratégias, formatos, tempos (carga horária) e momentos para as formações que sejam facilitadoras da aprendizagem e compatíveis com as condições de trabalho existentes;
- considerar a formação de todos agentes envolvidos.