Anos Finais Fundamental

ORIENTAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Formação dos profissionais

Para que a incorporação dos novos conceitos trazidos pela proposta contida no Referencial Pedagógico e a implementação aconteçam, são importantes os processos formativos que levem essas ideias e práticas para as equipes tanto do órgão central da secretaria quanto das regionais (se existirem) e escolas. O objetivo desse processo de formação é contribuir para a qualificação da tomada de decisões compatíveis com as necessidades e demandas de seus territórios, as quais garantam a sedimentação dos princípios de uma educação integral e que alimentem o desejo de sonhar uma escola em que todos possam se desenvolver plenamente.

A definição desses processos é sempre um desafio quando se inaugura uma proposta na rede de ensino. Por um lado estão os sujeitos com suas vivências, repertórios e conhecimentos acadêmicos e do cotidiano e, por outro, há a necessidade de desmistificar padrões e estereótipos, abrindo, assim, novos percursos de (re)aproximação da realidade e oportunizando também o acesso a outros conhecimentos e conteúdos. Por isso, é fundamental encontrar caminhos efetivos que fortaleçam os sujeitos envolvidos para que se sintam responsabilizados e instigados a aprender, de modo a enfrentar os desafios que acompanham todo o processo de implementação de uma nova iniciativa.  

A seguir estão descritos os principais temas e conteúdos que podem fazer parte do processo formativo dos diferentes profissionais da educação envolvidos. Esse é um compilado de possíveis temas e conteúdos e, assim como outras orientações aqui presentes, não são indicações obrigatórias. Recomenda-se que cada rede incorpore aquilo que faz sentido para o seu contexto, adequando os conteúdos às suas necessidades e às práticas já existentes. Assim, é possível, por exemplo, escolher algum tema específico para desenvolver junto de outras formações previstas ou ainda adicionar outros conteúdos que sejam pertinentes para a realidade local.

Tema:Conteúdos sugeridos:
Educação integral e a proposta de escolaO que é a proposta, normativas relacionadas, BNCC, competências gerais, janelas de oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Educação integral e comunidades de aprendizagemAprendizagem entre pares, colaboração, boas práticas, integração, gestão integrada e desenvolvimento profissional (PDI)
As grandes transformações das adolescênciasNeurociência, marcadores sociais de diferença, visão sobre as adolescências
AdolescênciasConvívio, uso da tecnologia e desafios da contemporaneidade
Aprendizagem e adolescentesComo aprende, recomposição de aprendizagens, pontes com outras etapas, metodologia ativas e avaliação
Aprendizagem e adolescentesConvivência ética, espaços de participação e acolhimento
Arquitetura curricularMatrizes curriculares e escolha de materiais didáticos
Equidade, diversidade e acessoEducação antirracista, antissexista, anticapacitista
Tema:Conteúdos sugeridos:
Introdução: Eu, professor dos Anos FinaisRetomar os desafios Anos Finais, desafios de aprendizagem, valor do professor e seu papel
Metodologias e avaliação para o trabalho com adolescentesMetodologias que promovem desenvolvimento e aprendizagem
Recomposição das aprendizagensO que é, por que, práticas pedagógicas, avaliação, uso dos espaços escolares e materiais
Acolhimento e gestão da convivência éticaEstratégias de acolhimento, como lidar com bullying, violência na sala de aula e equidade
PlanejamentoPlanejamento reverso, autoria e criação, gestão da aula/aprendizagem
Práticas antirracistas, antissexistas e anticapacitistas na escolaPráticas pedagógicas e de avaliação intencionais de educação antirracista, antissexista, anticapacitista
Tema:Conteúdos sugeridos:
Introdução: Integração curricularO que é um currículo integrado/trabalho integrado e estratégias para integração
• Linguagens
• Ciências da Natureza
• Ciências Humanas
• Matemática
• Objetivos de aprendizagem;
• Competências e habilidades por área;
• Articulação com as competências gerais para o desenvolvimento integral dos adolescentes;
• Metodologias ativas e áreas de conhecimento;
• Recomposição de aprendizagens por área de conhecimento.
• Projeto de Vida
• Apoio e Orientação de Estudos
• Tecnologia e Cidadania Digital
• Leitura, Arte e Movimento
• Objetivos de aprendizagem;
• Competências e habilidades mobilizadas;
• Articulação com as competências gerais para o desenvolvimento integral dos adolescentes;
• Metodologias ativas e áreas de conhecimento;
• Recomposição de aprendizagens por área de conhecimento
EletivasComo construir e avaliar as eletivas da rede
Tema:Conteúdos sugeridos:
Introdução: Ser gestor escolar nos Anos FinaisPráticas do gestor escolar nos Anos Finais
Implementação e gestão do currículoCurrículo integrado e integração curricular
Inovação da e na gestão escolarPráticas inovadoras de gestão escolar e revisão do Projeto-Político-Pedagógico da escola
Gestão da aprendizagemGestão escolar para aprendizagem dos adolescentes
Gestão com foco antirracista, antissexista e anticapacitista na escolaPráticas da gestão para a escola antirracista, sexista e anticapacitista
Tema:Conteúdos sugeridos:
Introdução: Formação continuada na escolaEstratégias para promover a formação continuada na escola dos Anos Finais
Tempo e espaços para a formaçãoOrganização de tempos e espaços para a formação continuada
Integrar formação e acompanhamentoAcompanhamento integrado à formação para o desenvolvimento do adolescente
A liderança pedagógica na gestão da aprendizagemAtuação da gestão escolar na recomposição das aprendizagens

Alô, liderança! Dicas para implementação:

Os modos e tempos para que esses temas e conteúdos sejam ofertados para as equipes da secretaria, regionais (se existirem) e das escolas dependem de um planejamento que pode ser construído pela rede de ensino levando em consideração as ações formativas, as práticas e os processos já existentes.

É recomendado que seja feito um plano de formação continuada ou que os tópicos aqui sugeridos, se pertinentes, sejam incluídos no plano de formação da rede, caso ele já tenha sido elaborado. Esse plano formativo ganha potência se:

  • partir de um mapeamento das necessidades e demandas formativas dos profissionais da rede;
  • definir objetivos de aprendizagem para os profissionais, contemplando o resultado do mapeamento de suas necessidades formativas e as demandas da educação integral para os Anos Finais;
  • definir os conteúdos a serem trabalhados;
  • garantir um terço da carga horária para planejamento e formação do corpo docente, conforme a legislação vigente;
  • especificar estratégias, formatos, tempos (carga horária) e momentos para as formações que sejam facilitadoras da aprendizagem e compatíveis com as condições de trabalho existentes;
  • considerar a formação de todos agentes envolvidos.