Anos Finais Fundamental

ORIENTAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Materiais didáticos

Para que a proposta pedagógica se concretize na prática, todos os aspectos da implementação devem ser considerados. Assim, a escolha de materiais didáticos também é fundamental para apoiar e sustentar a formação integral dos estudantes.

É recomendado que diferentes profissionais da rede estejam envolvidos no processo de análise dos materiais disponíveis e na definição de critérios de seleção dos materiais de apoio, principalmente os fornecidos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As discussões e reflexões da rede podem, assim, se desenvolver de forma democrática e procurar abranger diferentes dimensões dos processos de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. 

O Decreto nº 9.099 de 18 de julho de 2017 unificou as ações de aquisição e distribuição de livros didáticos e literários, anteriormente contempladas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com nova nomenclatura, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD também teve seu escopo ampliado com a inclusão de outros materiais de apoio à prática educativa, para além das obras didáticas e literárias, como obras pedagógicas, softwares e jogos educacionais, materiais de reforço e correção de fluxo, materiais de formação e materiais destinados à gestão escolar, entre outros.

Alguns aspectos podem ser importantes para a escolha de materiais didáticos que estejam alinhados com a proposta de educação integral:

É interessante compor um grupo de trabalho com a equipe técnico-pedagógica da secretaria de educação, da gestão e coordenação pedagógica das escolas e professores de todas as áreas de conhecimento. O grupo não deve ser muito grande para que todos tenham participação garantida nas várias etapas do processo.

É muito importante construir um bom perfil da rede de ensino e de cada escola, pois essas informações ajudarão a definir o tipo de escolha dos materiais oferecidos pelo PNLD. Algumas perguntas podem ser respondidas para orientar essa escolha:

  • Toda a rede usará os mesmos materiais?
  • As escolas podem ser agrupadas por características afins e escolher materiais em comum?
  • Cada unidade escolar fará sua seleção?
 

Os perfis e caracterizações da rede e de cada unidade escolar devem permitir que se tenha visibilidade do nível de conhecimento e adesão à BNCC, ao currículo e ao Projeto Político-Pedagógico e, principalmente, às necessidades de aprendizagem dos estudantes, conforme a proposta curricular do Referencial Pedagógico.

Será necessário estabelecer critérios de avaliação. Um possível roteiro seria o seguinte:

  • O material reflete as premissas da BNCC e as premissas pedagógicas da proposta de educação integral para os Anos Finais?
  • O material oferece possibilidade de alinhamento ao contexto local?
  • A organização do material (layout, linguagem e projeto gráfico) facilita sua utilização?
  • O formato de avaliação proposto pelo material é acessível e eficiente?
  • A progressão da aprendizagem é perceptível no material?
  • A integração curricular é perceptível no material?
  • Os materiais para professor e estudante são alinhados e complementares entre si?
  • O trabalho com temas transversais é consistente no material? Serão úteis ao desenvolvimento da parte diversificada do currículo (núcleos estruturante e estruturante rede)?
  • As necessidades dos adolescentes são contempladas? Estão previstos… 

… desafios aos adolescentes, estimulando a criatividade e uma aprendizagem significativa?
… práticas que estimulem o engajamento social e o protagonismo dos estudantes?
… fomento à interação e trocas significativas entre os adolescentes, favorecendo o autoconhecimento?
… o trabalho por projetos e estratégias de resolução de problemas?
… o respeito à diversidade de opiniões, de aspectos identitários de gênero, raça e deficiências?
… o desenvolvimento do conhecimento das culturas afro-brasileiras, indígenas e africanas?
… a valorização, entendimento e respeito aos contextos e realidades indígenas, quilombolas e rurais?

Com base na aplicação dos critérios anteriores, o grupo de trabalho pode definir os materiais didáticos que a serem adotados pela rede e pelas escolas.

Alô, liderança! Dicas para implementação:

  • Fundamental organizar e sistematizar o trabalho do grupo, com formulários e documentos de registros das informações, pareceres individuais, análises etc. O registro pode ser feito por todos os integrantes, compondo um dossiê que garanta a transparência do processo, dos critérios de avaliação dos materiais e da seleção final, que devem refletir a visão do grupo em sua condição de representantes da rede e de cada unidade escolar.
  • A secretaria de educação deve, ao final do processo, fazer o preenchimento do sistema PNLD Digital e comunicar o resultado do trabalho à rede.